quarta-feira, 19 de março de 2008

Historia da Ferrari

Conhecendo a história da marca do “cavalino rampante”, ou cavalinho empinado, não é difícil entender a fidelidade da impressionante torcida mundial da Ferrari. A paixão que a mantém é a mesma que permeia a história de um dos símbolos mais famosos do mundo. Transformada em determinação, essa paixão tornou possível a Enzo Ferrari realizar seu sonho de construir carros vitoriosos. Ele teve a capacidade de uni-la ao seu próprio talento - inclusive para marketing - e à sabedoria de aglutinar em torno de si profissionais altamente competentes em suas respectivas áreas. O primeiro automóvel chamado Ferrari foi uma 125S. Estreou com vitória no Grande Prêmio de Roma, disputado em torno das Termas de Caracalla, em 25 de maio de 1947, pilotado por Franco Cortese. Mas, na verdade, a história da Ferrari começou muito antes. O gosto de Enzo Ferrari por automóveis surgiu na infância, quando já freqüentava corridas de carro, levado pelo pai. Nascido em 1898, Enzo começou a trabalhar na Alfa Romeo no início dos anos 20 do século passado. Foi mecânico, piloto de teste e de provas, e depois, diretor da equipe esportiva. Em 1929 fez o que a História consagrou como seu grande golpe de mestre: criou a Scuderia Ferrari, a primeira equipe de automobilismo independente das fábricas, mas vinculada à Alfa Romeo. Em 1939, Enzo Ferrari deixou essa indústria italiana e passou a 2ª Guerra Mundial fabricando equipamentos agrícolas e até carros (dois Auto Avio Costruzioni, em 1940). Mas não podia colocar seu nome em nenhum automóvel, em decorrência de contrato que assinara com a Alfa Romeo. Só em 1946, após o fim da Guerra, ele construiu o primeiro carro com seu nome: a Ferrari 125S. E espantou o mundo por gerar em instalações toscas, mas com uma equipe competente e entusiasmada, um motor tão poderoso como o V12 que a equipava, algo muito avançado para a época e mesmo na contemporaneidade. Desde então, a Ferrari obteve mais de cinco mil vitórias em provas automobilísticas. Atualmente, a Ferrari participa da Fórmula 1 (F1) , promove na Europa, Estados Unidos (EUA) e América Latina o campeonato Ferrari Challenger, disputado por Ferraris 355. Nos EUA, participa do World Sportscar Championship,com protótipos Ferrari 333. Alguns dos automóveis Ferrari foram desenhados pelo Studio Pininfarina, um antigo parceiro e são feitos sob encomenda na fábrica de Maranello, distrito da cidade de Modena, região da Emilia Romagna. Cada um leva, em média, 45 dias para ficar pronto. A produção média de 2500 a 2800 carros por ano cresceu, em 1997, para 3581 unidades. Em 1969, a Fiat adquiriu parte das ações da Ferrari. Em julho de 1997, a Ferrari comprou metade das ações da marca de automóveis Maserati do grupo Fiat - ao qual ela própria hoje pertence - e assumiu o comando dessa indústria. O Comendattori Enzo Ferrari fundou, em 1940, o que é hoje reconhecida como a marca de maior prestígio entre fabricantes de esportivos mundiais. História da Ferrari no Brasil Os automóveis Ferrari circulam por ruas brasileiras desde 1969, trazidos pelo importador da Alfa Romeo no Brasil desta época. Eles deixaram de chegar ao Brasil entre 1974 até 1990, período em que a internação de carros ficou proibitiva e veículos importados eram escassos. No início dos anos 90, com a abertura da reserva de mercado, a Ferrari volta ao Brasil retomando seu posicionamento de mercado no período de 1993 até 1996. A partir de 1996, a Via Europa passa a ser a importadora exclusiva da Ferrari no Brasil, revigorando a marca no mercado brasileiro de importados e transformando nosso País no mercado mais importante da América Latina, investindo e aperfeiçoando cada vez mais seus serviços de vendas e assistência técnica, com profissionalismo, dedicação e, acima de tudo, muita paixão pela mítica marca italiana.

Nenhum comentário: